sexta-feira, 19 abril 2024
UMUARAMA/PR

Umuarama terá o primeiro Banco de Leite Humano da Região

Umuarama terá o primeiro Banco de Leite Humano da Região

O trabalho envolve atendimento às mães na amamentação, orientação quanto aos cuidados com as mamas, com informações e segurança às mulheres na hora de amamentar.

Umuarama terá o primeiro Banco de Leite Humano da 12ª Regional de Saúde do Paraná, com inauguração das instalações prevista para o dia 10 de novembro. O anúncio foi feito pela diretoria da Associação Beneficente de Saúde Noroeste do Paraná – Norospar e Rotary Club de Umuarama Catedral.

A Implantação do banco é um importante avanço para a saúde da população materno-infantil da região.
Sua atuação vai muito além da parte técnica de captação, testagem e pasteurização do leite para alimentar os recém-nascidos. O trabalho envolve atendimento às mães na amamentação, orientação quanto aos cuidados com as mamas, com informações e segurança às mulheres na hora de amamentar.
O objetivo da instalação da unidade é ampliar o atendimento a essas mulheres, fortalecendo o incentivo à amamentação e reafirmando Umuarama como referência na captação de leite humano.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Entre as metas para ampliação da atuação da unidade inaugurada está a implantação de postos de coleta em outras cidades da região. Atualmente apenas Umuarama dispõe de posto de coleta.

O serviço de testagem e pasteurização do leite doado em Umuarama e região será realizado no Banco de Leite, montado nas dependências do Centro Mãe Paranaense.
O atendimento as lactantes e doadoras e os serviços do Posto de Coleta de Leite Humano continua sendo realizado normalmente no Hospital e Maternidade Norospar.

Em sua trajetória, o posto de coleta de Umuarama vem mantendo o desempenho produtivo, mesmo durante a pandemia.
Ao longo destes quatro anos, desde que o posto de coleta entrou em funcionamento, mais de mil mulheres foram atendidas, arrecadando aproximadamente mil litros de leite humano, beneficiando mais de 500 bebês internados na UTI e UCI da Norospar.
Com a implantação do Banco, o leite coletado, que atualmente é enviado para pasteurização em Cascavel, passará a ser testado e pasteurizado na nova unidade, que fica anexo ao Centro Mãe Paranaense, em Umuarama.

Rede de apoio
O Banco de Leite da Norospar irá formar uma rede de apoio, composta por organizações governamentais e não governamentais, universidades, empresas e pessoas da comunidade. Esse apoio se dará por meio da realização de campanhas, envolvendo Umuarama e os 21 municípios da Regional de Saúde, ampliando não apenas a captação e oferta de leite humano, como também a assistência às mulheres que estão amamentando.

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Diagnosticado pela 2ª vez com tumor cerebral, trabalhador rural faz vakinha para arrecadar R$ 43 mil

Após dois anos de tranquilidade, o trabalhador rural Rogério da Silva, de 39 anos, foi...

Notícias Relacionadas