quinta-feira, 9 dezembro 2021
UMUARAMA/PR

Umuarama terá o primeiro Banco de Leite Humano da Região

Umuarama terá o primeiro Banco de Leite Humano da Região

O trabalho envolve atendimento às mães na amamentação, orientação quanto aos cuidados com as mamas, com informações e segurança às mulheres na hora de amamentar.

Umuarama terá o primeiro Banco de Leite Humano da 12ª Regional de Saúde do Paraná, com inauguração das instalações prevista para o dia 10 de novembro. O anúncio foi feito pela diretoria da Associação Beneficente de Saúde Noroeste do Paraná – Norospar e Rotary Club de Umuarama Catedral.

A Implantação do banco é um importante avanço para a saúde da população materno-infantil da região.
Sua atuação vai muito além da parte técnica de captação, testagem e pasteurização do leite para alimentar os recém-nascidos. O trabalho envolve atendimento às mães na amamentação, orientação quanto aos cuidados com as mamas, com informações e segurança às mulheres na hora de amamentar.
O objetivo da instalação da unidade é ampliar o atendimento a essas mulheres, fortalecendo o incentivo à amamentação e reafirmando Umuarama como referência na captação de leite humano.

Entre as metas para ampliação da atuação da unidade inaugurada está a implantação de postos de coleta em outras cidades da região. Atualmente apenas Umuarama dispõe de posto de coleta.

O serviço de testagem e pasteurização do leite doado em Umuarama e região será realizado no Banco de Leite, montado nas dependências do Centro Mãe Paranaense.
O atendimento as lactantes e doadoras e os serviços do Posto de Coleta de Leite Humano continua sendo realizado normalmente no Hospital e Maternidade Norospar.

Em sua trajetória, o posto de coleta de Umuarama vem mantendo o desempenho produtivo, mesmo durante a pandemia.
Ao longo destes quatro anos, desde que o posto de coleta entrou em funcionamento, mais de mil mulheres foram atendidas, arrecadando aproximadamente mil litros de leite humano, beneficiando mais de 500 bebês internados na UTI e UCI da Norospar.
Com a implantação do Banco, o leite coletado, que atualmente é enviado para pasteurização em Cascavel, passará a ser testado e pasteurizado na nova unidade, que fica anexo ao Centro Mãe Paranaense, em Umuarama.

Rede de apoio
O Banco de Leite da Norospar irá formar uma rede de apoio, composta por organizações governamentais e não governamentais, universidades, empresas e pessoas da comunidade. Esse apoio se dará por meio da realização de campanhas, envolvendo Umuarama e os 21 municípios da Regional de Saúde, ampliando não apenas a captação e oferta de leite humano, como também a assistência às mulheres que estão amamentando.

Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.

Mais lidas

POLÍCIA

Jovem morta em Santa Catarina foi obrigada a cavar a própria cova, diz polícia

A promotora de vendas Amanda Albach, 21, encontrada morta na sexta-feira (3) na praia de...
SAÚDE

Alemão mata toda família após fraudar certificado de vacina

Um professor alemão de 40 anos teria matado a esposa e seus três filhos de...
CONTRABANDO DE CIGARROS

PF desencadeia fase ostensiva da Operação Retorno e prende contrabandistas em Umuarama

A Polícia Federal não divulgou os nomes dos preso no âmbito da Operação Retorno.

Notícias Relacionadas