segunda-feira, 24 janeiro 2022
UMUARAMA/PR

Segunda matéria da série especial da Operação Metástase, mostra em detalhes como foi o esquema de fura-fila da vacinação

Segunda matéria da série especial da Operação Metástase, mostra em detalhes como foi o esquema de fura-fila da vacinação

 Ex-secretária, ‘Carla do Gabinete’ entrega Pozzobom ao Ministério Público em seu depoimento. Veja quem também teria furado a fila.

Nesta segunda matéria jornalística produzida pelo UN a respeito dos detalhes da Operação Metástase, nomes de envolvidos e o papel que cada um tinha no esquema que fraudou milhões da Saúde de Umuarama, o tema abordado aqui hoje é o Fura Fila da Vacinação. Mas antes é importante lembrar que a denúncia principal feita ao Ministério Público partiu de um, agora, ex-funcionário do INSA (Instituto Nossa Senhora Aparecida).

Metástase não é palanque político

Foi de lá que a investigação foi iniciada, a contrário do que alguns políticos estão dizendo por aí, usando toda a estrutura e organização do Gaeco e Gepatria, como palanque para as próximas eleições.

Depoimento que entrega

A ex-oficial de gabinete Maria Carlota Megda Ortiz, a ‘Carla’ foi ouvida em depoimento pela promotoria e confirma que o prefeito afastado Celso Pozzobom teria tomado a vacina contra a covid-19 em janeiro deste ano, ou seja, furou a fila de idade da vacinação, determinada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Fura-Fila e Encenação

Segundo consta nos levantamentos do Ministério Público, Carla e a ex-secretária de Saúde de Umuarama, Cecília Cividini teriam desviado uma dose da vacina que seria destinada ao prefeito afastado, e que estava embrulhada em um saco preto. Cecília e Renata Campagnoli, ex-diretora de Saúde do Município, combinaram de encenar a vacinação de Pozzobom, que já havia sido imunizado às escondidas.

Quem também teria furado a fila…

Consta também nos autos do MP, que Renata Campagnoli conversa com seu marido, Jose Guilherme de Oliveira, para assegurar uma dose da vacina para ele e para uma pessoa de nome Sheron.

O empresário Ediel de Moraes Pinheiro e sua esposa, Vilma Aparecida Assunção de Moraes Pinheiro, falaram sobre a imunização de ambos contra a covid-19.

Cecília Cividini e seu marido, Alessandro Monteiro da Silva tratam de garantir a vacinação da mãe deste, Maria Aparecida Monteiro da Silva. Cecília e Renata também discutiram a respeito da imunização de Maria Dulce Barreiros Pozzobom – esposa do prefeito hoje afastado Celso Pozzobom – e da sogra de Cecília.

Renata Campagnoli e Edinalva Madalena de Almeida Mota Rosa planejaram o desvio de uma dose à filha desta, Suellen, que apesar de não atuar na área da Saúde, conseguiria a declaração de um médico para justificar a violação da fila da vacinação, justificando o engodo por meio da indicação de um idoso que ficaria sem tomar a vacina.

Ana, Alice e Renata falam sobre doses que estão com esta (aproximadamente 4 doses) e que seriam destinadas a pessoas que não atendem aos requisitos necessários.

Consta ainda nos mesmos autos, que Renilde Ana P. Alvarenga, administradora do Hospital Cemil de Umuarama, mesmo contrariada por João Jorge Hellu (superintendente do Cemil), ajusta de tratar com Cecília, a destinação de uma vacina à filha do Dr. Jansen.

Renilde e João Jorge também trataram da liberação de uma dose para a esposa de João, Rosângela Teresinha Sandri Hellu. Ainda Andre Buratti, ex-diretor do Norospar, teria dito para Paulo Cesar Souza que não tomaria a vacina para destiná-la à mãe.

Veja baixo o depoimento completo de Maria Carlota Megda Ortiz ao MP:

Comissão do Fura-Fila

Deputados estaduais do Paraná montaram uma comissão especial para investigar casos de fura fila da vacinação em todo o estado. Em Umuarama foram denunciados dois casos de pessoas mortas que haviam sido vacinadas. A prefeitura aponta que havia acontecido um erro na digitação dos nomes das pessoas em óbito.

Sobre o fura filas, a comisso simplesmente não divulgou resultado das investigações, mesmo quando estiveram em Umuarama, requerendo documentos junto ao então prefeito Celso Pozzobom, mas até agora não apresentaram resultados dos trabalhos. O UN entrou em contato com a assessoria do presidente da comissão, Deputado Delegado Fernando Francischinni, por inúmeras vezes, mas não obteve respostas.

 

Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.

Mais lidas

"BARBADOS E PELADOS"

Rapaz se inspira em praia de nudismo e cria barbearia com funcionários e clientes nus

O cearense Rodney Araújo, 28 anos, foi inspirado pelo desejo de conhecer uma praia de...

Idosos são alvos de criminosos durante a madrugada em Umuarama

Cinco idosos, sendo dois senhores de 66 e 81 anos e três senhoras de 71,...

Menina de 2 anos morre afogada em piscina de plástico

Uma menina de dois anos morreu afogada em uma piscina de plástico nesta quarta-feira, em...
MARCO HISTÓRICO

Por unanimidade, vereadores cassam mandato de Celso Pozzobom

Relacionada: https://www.youtube.com/watch?v=NsidX_kEl9A&t=108s

Notícias Relacionadas