segunda-feira, 24 janeiro 2022
UMUARAMA/PR

Hospital Moinhos de Vento seleciona gestantes para estudo clínico da vacina contra o vírus sincicial respiratório

Hospital Moinhos de Vento seleciona gestantes para estudo clínico da vacina contra o vírus sincicial respiratório

Podem se voluntariar mulheres entre aproximadamente 24 e 34 semanas de gestação

O Hospital Moinhos de Vento realiza o estudo clínico Grace para o desenvolvimento de uma vacina materna contra o vírus sincicial respiratório (VSR). O objetivo é avaliar se o imunizante aumenta o nível dos anticorpos que combatem o vírus em mulheres grávidas e se estes anticorpos são transferidos para seus bebês pela placenta. Para isso, o hospital está selecionando gestantes saudáveis entre 18 e 49 anos que estejam no segundo ou terceiro trimestre de gestação (entre 24 e 34 semanas).

O recrutamento é realizado pelo Instituto de Pesquisa Moinhos, que foi um dos escolhidos entre 169 centros de pesquisas de diversos países. O estudo é multicêntrico e deverá incluir cerca de 100 mil mulheres grávidas e seus bebês em todo o mundo.

“A infecção viral em crianças pequenas, recém-nascidas, pode ser muito grave a ponto de colocar a vida delas em risco. E o estudo busca, justamente, confirmar que se vacinarmos a mãe, o bebê vai ficar imune a essas viroses do trato respiratório no início da sua vida”, afirma Marcos Wengrover Rosa, pesquisador principal do estudo.

De acordo com o chefe do Serviço de Pediatria, João Ronaldo Krauzer, essa é “uma pesquisa de suma importância, pois se trata de um vírus de mortalidade significativa, principalmente no período de inverno, quando muitas crianças precisam ser internadas.”

A duração do estudo para a mãe termina cerca de seis meses após o parto. Para o bebê, o levantamento começa no nascimento e termina quando ele tiver 12 meses de idade. Os participantes serão escolhidos aleatoriamente, sendo que um grupo receberá a vacina e o outro, placebo. O imunizante será administrado em dose única, na primeira visita.

A seleção das voluntárias é realizada em conjunto com o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital. Segundo o chefe, Edson Vieira da Cunha, a vacina já foi testada e é segura para as mulheres e seus filhos. “O objetivo fundamental é vacinar a grávida para que ela passe anticorpos direto, pela placenta, para que o bebê nasça com essa imunização ativa que recebeu durante a gestação”, destaca.

Requisitos para participar do estudo

Estar em 24 e 34 semanas de gestação no momento da vacinação do estudo (visita 1), conforme estabelecido por:

  • Data do último período menstrual (UPM) corroborada pela ultrassonografia (USG) do primeiro ou segundo trimestre, ou seja, em ou antes de 28 semanas de gestação.

  • Somente USG no 1º ou 2º trimestre, se o UPM for desconhecido/incerto.

  • UPM certo, corroborado por uma USG realizada após 28 semanas de gestação, também é aceitável.

O que é VSR

O vírus sincicial respiratório (VSR) é contagioso e parecido com um resfriado, que infecta as vias aéreas e os pulmões. Em alguns casos, ele causa problemas mais sérios para a respiração. A infecção por VSR se desenvolve em quase todas as crianças até dois anos de idade e é um dos motivos mais comuns de hospitalização de bebês nos primeiros meses de vida.

Para mais informações sobre a pesquisa basta contatar o hospital pelo telefone (51) 3314-2965.

Clique aqui e conheça os centros de recrutamento. A pesquisa tem como patrocinadores e colaboradores a GlaxoSmithKline e Investigadores, diretor de estudos, Ensaios Clínicos GKS – GlaxoSmithKline.

Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.

Mais lidas

"BARBADOS E PELADOS"

Rapaz se inspira em praia de nudismo e cria barbearia com funcionários e clientes nus

O cearense Rodney Araújo, 28 anos, foi inspirado pelo desejo de conhecer uma praia de...

Idosos são alvos de criminosos durante a madrugada em Umuarama

Cinco idosos, sendo dois senhores de 66 e 81 anos e três senhoras de 71,...

Menina de 2 anos morre afogada em piscina de plástico

Uma menina de dois anos morreu afogada em uma piscina de plástico nesta quarta-feira, em...
MARCO HISTÓRICO

Por unanimidade, vereadores cassam mandato de Celso Pozzobom

Relacionada: https://www.youtube.com/watch?v=NsidX_kEl9A&t=108s

Notícias Relacionadas