sexta-feira, 20 maio 2022
UMUARAMA/PR

Serviço de Convivência do Idoso aborda saúde mental em Umuarama

Serviço de Convivência do Idoso aborda saúde mental em Umuarama

Para se comprometerem com o autocuidado, os servidores receberam o livreto “Projeto de Vida” com oito exercícios reflexivos propondo uma organização sobre a vida e as escolhas de cada um.

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou nesta semana, na última terça-feira, 18, uma ação de saúde mental relacionada à campanha ‘Janeiro Branco – Cuidando de quem cuida’, na sala de artesanato do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Idoso (SCFVI), ao lado do Clube do Vovô.

No período da tarde sete funcionários do serviço foram reunidos para um momento de reflexão sobre a importância das pausas e do descanso ao longo da rotina, para cuidar da saúde mental, bem como relaxamento e autocuidado para a equipe. A secretária da Assistência Social, Adnetra dos Prazeres Santana, disse que os servidores foram acomodados em colchonetes, com distanciamento, de forma confortável, e ouviram uma meditação guiada destinada ao relaxamento.

“Eles refletiram sobre a conexão consigo mesmo, a importância de se conhecer para identificar e realizar atividades que gerem bem-estar e em seguida escreveram uma carta para si, com palavras de incentivo e acolhimento. Quando sentirem necessidade de motivação poderão reler a carta, ao longo do ano”, explicou a secretária.

Para se comprometerem com o autocuidado, os servidores receberam o livreto “Projeto de Vida” (disponível em https://1library.Org/document/zgd33e8z-papo-jovem-cajueiro-centro-formacao-assessoria-pesquisa-juventude.html), com oito exercícios reflexivos propondo uma organização sobre a vida e as escolhas de cada um.

“Mas não controlamos tudo em nossas vidas e às vezes precisamos contar com a ‘sorte’, por isso finalizamos a atividade com a distribuição de um ‘biscoito da sorte’ e reflexões sobre as frases encontradas em seu interior. Foi um momento de bem-estar, relaxamento, autocuidado e proximidade entre a equipe, que despertou a intenção de cuidar da saúde mental em nível pessoal e coletivo”, finalizou a secretária da Assistência Social.

Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.

Mais lidas

MP pede interdição de hospital que apresenta diversas irregularidades em Umuarama

O Ministério Público do Paraná, no Noroeste do estado, requisitou ao secretário municipal de Saúde...
LUTO OFICIAL

Jovem morre de infarto e comove Umuarama

A Câmara Municipal de Umuarama decretou luto oficial de três dias pela morte de Thaiana...

Notícias Relacionadas