sábado, 20 abril 2024
UMUARAMA/PR

Umuarama acumula 590 casos de dengue, com 14 novos positivos nesta semana

Umuarama acumula 590 casos de dengue, com 14 novos positivos nesta semana

Apenas nas UBS dos distritos de Serra dos Dourados, Vila Nova União e Roberto Silveira ainda não houve casos positivos de dengue – ou seja, a doença já está presente nas áreas de 20 UBS e também na zona rural.

A semana está terminando com a confirmação de 14 novos casos de dengue dentre as 16 notificações registradas entre o domingo (1º) e esta sexta-feira, 6. Com isso, subiu para 590 o número de casos positivos acumulados no ano epidemiológico, do total de 1.299 notificações do período. Há ainda 70 casos suspeitos em investigação, 634 suspeitas foram descartadas e cinco possíveis casos foram considerados inconclusivos. Duas pessoas tiveram dengue com sinais de alarme, mas já estão curadas. Não houve registro de óbitos até o momento.

Boletim semanal emitido pelo Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental nesta sexta-feira revela que a dengue está presente em 83 localidades do município de Umuarama. A situação é mais grave na região central, acompanhada pela UBS Centro de Saúde Escola (CSE), onde já foram confirmados 198 casos, e também no Jardim Panorama (85), no Posto de Saúde Central (49), nos bairros Anchieta e Guarani (45) e no Jardim Cruzeiro (41).

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

As regiões de oito unidades de saúde estão em surto de dengue – Jardim Cruzeiro, Guarani/Anchieta, CSE, Jardim Panorama, Posto Central, 26 de Junho, Jardim União e Conjunto Sonho Meu. Outras sete UBS estão em situação de alerta (Jabuticabeiras, 1º de Maio, Lisboa, Cidade Alta, San Remo, Ouro Branco e Vitória Régia) e três têm baixa incidência da doença (Bem-Estar, São Cristóvão e Industrial).

Apenas nas UBS dos distritos de Serra dos Dourados, Vila Nova União e Roberto Silveira ainda não houve casos positivos de dengue – ou seja, a doença já está presente nas áreas de 20 UBS e também na zona rural. Embora o número de casos tenha sido um pouco menor nesta semana, em comparação com as anteriores, a população não pode relaxar nos cuidados. É importante manter os quintais limpos, livres de materiais e recipientes que acumulem água, para evitar a proliferação do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.

arte da dengue

Mais lidas

Notícias Relacionadas