sexta-feira, 20 maio 2022
UMUARAMA/PR

Combate à dengue será intensificado no Industrial, com coleta de resíduos

Combate à dengue será intensificado no Industrial, com coleta de resíduos

Embora apenas dois casos da doença tenham sido registrados no bairro, o alto índice de infestação por larvas do mosquito levanta a bandeira de alerta.

Os agentes de combate a endemias (ACE) do Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental estão visitando os moradores do Parque Industrial para pedir um reforço nas medidas de combate ao mosquito da dengue. A UBS local, que também atende moradores dos jardins Alto da Glória, Pimentel e Jardim Arco-Íris, teve o maior índice de infestação predial de acordo com o novo Liraa (Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti), divulgado nesta semana.

A mobilização será reforçada com a coleta de materiais que acumulem água, por caminhões da Prefeitura. Embora apenas dois casos da doença tenham sido registrados no bairro, o alto índice de infestação por larvas do mosquito levanta a bandeira de alerta. O Liraa apontou infestação em 5,9% dos imóveis no Industrial, o maior índice da cidade (por UBS), que teve média geral de 2,3%.

“Parece pouco, mas é um volume considerável por conta do raio de ação do mosquito. Se houver circulação do vírus, praticamente todo o bairro pode ser contaminado em pouco tempo. Concentramos as ações para conscientizar a população e eliminar potenciais criadouros”, explicou o secretário municipal da Saúde, Herison da Silva Lima.

Os agentes estão em contato direto com os moradores, orientando sobre os cuidados com água parada, verificando os imóveis e preparando uma ação que será realizada na segunda-feira, 16. “Os caminhões da Prefeitura recolherão materiais inservíveis que possam acumular água, recicláveis, baldes, bacias, brinquedos e móveis velhos, enfim tudo que favoreça a reprodução do mosquito”, explicou a coordenadora da Vigilância em Saúde Ambiental, Renata Luzia Ferreira.

A coleta será iniciada pela manhã e os materiais devem ser colocados nas calçadas. Na última semana, mais casos de dengue foram confirmados pela Secretaria de Saúde – agora são 590, acumulados em todo o município. As localidades com maior incidência da doença já são 83 e as unidades de saúde em surto da doença já são oito (Centro de Saúde Escola, Jardim Cruzeiro, Guarani/Anchieta, Jardim Panorama, Posto de Saúde Central), 26 de Junho, Jardim União e Conjunto Habitacional Sonho Meu, além de Vila Nova Jerusalém). Outras sete UBS estão em situação de alerta.

Além do Industrial, há altos índices de infestação nas regiões das UBS Sonho Meu (4,8%), Lisboa (4,7%), Panorama (4,2%) e Guarani/Anchieta (3,4%). Por localidade, os maiores índices estão na Igreja São Paulo (19,2%), Colégio Souza Naves (12%), Alto São Francisco (10,7%), Alto da Glória (9,1%) e Jardim Império do Sol (8,1%).

Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.

Mais lidas

MP pede interdição de hospital que apresenta diversas irregularidades em Umuarama

O Ministério Público do Paraná, no Noroeste do estado, requisitou ao secretário municipal de Saúde...
LUTO OFICIAL

Jovem morre de infarto e comove Umuarama

A Câmara Municipal de Umuarama decretou luto oficial de três dias pela morte de Thaiana...

Notícias Relacionadas