sexta-feira, 20 maio 2022
UMUARAMA/PR

Pioneiros que chegaram a Umuarama antes de 1962 ganham evento especial

Pioneiros que chegaram a Umuarama antes de 1962 ganham evento especial

Com o objetivo de reunir as pessoas que ajudaram a escrever a história de Umuarama

Com o objetivo de reunir as pessoas que ajudaram a escrever a história de Umuarama, a Fundação Cultural prepara para o próximo dia 23 um primeiro encontro com pioneiros. Homens e mulheres que chegaram à cidade até o ano de 1962 são convidados a participar desta reunião no Centro Cultural Vera Schubert.

Rosana Palhoto Dias, diretora da Fundação Cultural, conta que a entidade possui uma lista com alguns nomes cadastrados pelas administrações anteriores, porém, ela lamenta que alguns deles já tenham falecido. “De nossa lista histórica, com aproximadamente 50 nomes, acreditamos que ao menos 25 já faleceram. Estamos tentando contato com possíveis familiares e descendentes para reunir um maior número possível de pioneiros”, observou.

Chefe da Divisão de Eventos da Fundação Cultural, Rodrigo Fernandes Pereira, registra que o ‘Encontro com Pioneiros’ faz parte das comemorações no aniversário de 67 anos de Umuarama. “O evento oficial será no dia 1° de junho, às 9h, no hall de entrada do Centro Cultural Vera Schubert. Nesta pré-reunião, no dia 23 de maio, vamos conversar com os possíveis participantes para ajustar alguns temas que eles sugerirem como mais relevantes”, relata.

Ele acrescenta que o Encontro com Pioneiros marca a abertura da Exposição Histórica Umuarama 67 Anos, que terá fotos, documentos e itens que contam a história da cidade. “Vamos fazer um coquetel, com roda de viola e um bate-papo com os pioneiros. Temos certeza de que serão momentos de muita emoção para os participantes e para a plateia, ter a oportunidade de ouvir histórias de quem ajudou a escrever a história da Capital da Amizade”, pontua.

ALGUNS DOS PIONEIROS

Alguns dos nomes que constam na lista original da Fundação Cultural de Umuarama são João Alves dos Santos, Eduardo André da Silva, José Ferraz de Campos, Antonio Gaspareto Filho, Florindo Vilanciere Gaspareto, Darci Gaspareto, Gilio Gaspareto, Maria Sanches Danhoni, Carlos Antonio Asinelli, Ebílio Uliana, Milton Lara Carneiro, Antonio Pereira, Antonio Bácaro, Luiz José Stefanio e Valdemar Zanotto dos Santos. “Caso alguém tenha contato com esses pioneiros, pedimos que façam a gentileza de entrar em contato com a Fundação Cultural pelo telefone (44) 3621-4112”, finaliza.

Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.

Mais lidas

MP pede interdição de hospital que apresenta diversas irregularidades em Umuarama

O Ministério Público do Paraná, no Noroeste do estado, requisitou ao secretário municipal de Saúde...
LUTO OFICIAL

Jovem morre de infarto e comove Umuarama

A Câmara Municipal de Umuarama decretou luto oficial de três dias pela morte de Thaiana...

Notícias Relacionadas