sexta-feira, 29 março 2024
UMUARAMA/PR

Comitê de Combate à Dengue volta a se reunir para avaliar ações realizadas

Comitê de Combate à Dengue volta a se reunir para avaliar ações realizadas

“Eles recolhem cobras, aranhas, escorpiões, caixas de marimbondos e colmeias de abelhas que representem algum risco à população”, explica a coordenadora Renata Luzia Ferreira.

Depois de uma longa pausa devido às restrições da pandemia de coronavírus, o Comitê de Combate à Dengue de Umuarama voltou a realizar reuniões presenciais. Na tarde desta quinta-feira, 19, o presidente, empresário João Luiz Bortolato, conduziu a discussão dos temas relacionados à doença em encontro no anfiteatro da Prefeitura. A pauta foi aprovação da ata da reunião de abril, apresentação do relatório ambiental com as ações realizadas no mês passado, aplicação do fumacê para combater o mosquito da dengue e assuntos gerais.

Os agentes da Vigilância Ambiental apresentaram as diversas ações realizadas pela equipe, que vão além do enfrentamento ao Aedes aegypti. “Eles recolhem cobras, aranhas, escorpiões, caixas de marimbondos e colmeias de abelhas que representem algum risco à população”, explica a coordenadora Renata Luzia Ferreira.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

A equipe também preenche ocos de árvores para eliminar criadouros do mosquito da dengue, realiza vistorias de telhados, calhas, piscinas e caixas d’água em locais fechados – com uso de drone –, monitora grupos de macacos em matas e realiza análise semanal da água consumida pela população com amostras de seis diferentes pontos da cidade. Outro serviço é orientar sobre os cuidados com insetos e animais peçonhentos.

O advogado do comitê, Lair Carboneira, orientou os agentes sobre o preenchimento dos relatórios nos casos em que há dificuldade para vistoriar imóveis – como a resistência do morador ou atitudes intimidatórias. “É importante relatar detalhadamente qualquer dificuldade, para embasarmos melhor os autos de infração e a multa, mesmo que o morador elimine o foco do mosquito na frente do agente de endemias”, explicou.

Já o relatório de atividades da Vigilância em Saúde Ambiental apontou que 23.564 imóveis foram visitados pelos agentes e 1.468 depósitos foram tratados em 715 localidades no mês passado. Foram eliminados 1.468 possíveis focos de reprodução do mosquito transmissor da dengue e coletados 428 tubitos com larvas, para análise.

Os agentes recolheram ainda 156 pneus velhos, atenderam 41 reclamações e produziram 244 relatórios, além de participar de quatro ações integradas com alunos da Unipar, atiradores do Tiro de Guerra, equipe do Sesc/Umuarama e estudantes do curso de Técnico em Enfermagem do Colégio Hilda Kamal.

“No acumulado do ano, os agentes já realizam mais de 99,8 mil visitas a imóveis. Importante reforçar que, apesar de todo esse trabalho, os resultados do combate à dengue dependem do cuidado que os moradores precisam tomar com os seus quintais, realizando vistorias periódicas e eliminando potenciais criadouros”, completou Renata Ferreira.

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Menos de 24h após morte de caminhoneiro, outro acidente é registrado no mesmo local na PR-323

Mais um acidente envolvendo um carro e um caminhão foi registrado nesta manhã (26), na...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Notícias Relacionadas