quinta-feira, 28 março 2024
UMUARAMA/PR

Com 1 mil infectados pela dengue, Umuarama terá ‘fumacê’ na próxima semana

Com 1 mil infectados pela dengue, Umuarama terá ‘fumacê’ na próxima semana

A Secretaria Municipal de Saúde já registrou cinco casos de dengue com sinais de alarme (mais sérios) e duas mortes com suspeita de dengue estão sendo investigadas pela Sesa.

Chegou a 1.000 o total de pessoas infectadas pelo vírus da dengue em Umuarama, desde o início do atual ano epidemiológico (agosto de 2021). O boletim desta semana trouxe 158 novos casos, em relação à última atualização. A dengue está presente em 93 localidades (bairros, praças, regiões de igrejas e escolas da sede e distritos) e ainda há 267 suspeitas em investigação. Com o avanço da doença, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) autorizou a aplicação de inseticida com ‘fumacê’ a partir da próxima semana.

Do total de 2.133 notificações, 844 exames foram descartados e 22 casos considerados inconclusivos. A Secretaria Municipal de Saúde já registrou cinco casos de dengue com sinais de alarme (mais sérios) e duas mortes com suspeita de dengue estão sendo investigadas pela Sesa. Até o momento não houve confirmação. As regiões de 16 unidades básicas de saúde (UBS) estão em surto de dengue, além do povoado de Vila Nova Jerusalém.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

O Parque Industrial e os distritos de Lovat e Santa Eliza estão em alerta, enquanto a UBS Bem-Estar é a única com baixa incidência. Os distritos de Serra dos Dourados, Roberto Silveira e Vila Nova União ainda não tiveram exames positivos. Em número de casos a situação é mais crítica no Centro de Saúde Escola (região central), com 284 positivos, e no Jardim Panorama (143), Guarani/Anchieta (88), Posto Central (82) e Jardim Cruzeiro (74).

O Serviço de Vigilância em Saúde Ambiental vem intensificando as ações de combate à dengue no município, vistorias de rotina nos imóveis inclusive aos sábados – para recuperar locais encontrados fechados durante a semana.

De janeiro a abril deste ano, foram realizadas quase 100 mil visitas a imóveis e eliminados 77 mil potenciais criadouros do mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti. As ações originaram 680 notificações de multa. Para reforçar o trabalho e aumentar o número de visitas a imóveis foram contratados 32 agentes de campo temporários, por meio de processo seletivo simplificado (PSS).

FUMACÊ

Com o avanço da dengue, o município solicitou à Secretaria de Estado da Saúde a aplicação de inseticida com o chamado ‘fumacê’, equipamento de Ultra Baixo Volume acoplado a veículo (UBV pesado), que já foi autorizada. “Teremos reunião na próxima segunda-feira, 13, para estabelecer o roteiro e nossa expectativa é iniciar no mesmo dia a aplicação do fumacê, no final da tarde”, informou o chefe da Divisão de Vigilância em Saúde, Franzimar de Morais.

Serão atendidos 12 locais onde há maior infestação do mosquito ou incidência de casos da doença – as regiões das UBS 26 de Junho, CSE, Posto Central, Guarani/Anchieta, Jabuticabeiras, Jardim Cruzeiro, Jardim União, Lisboa, Panorama, San Remo, Sonho Meu e Vitória Régia, que concentram cerca de 80 mil habitantes e quase 700 casos de dengue. As maiores infestações ocorrem no Sonho Meu (4,8% dos imóveis visitados), Jardim Lisboa (4,7%) e Panorama (4,2%).

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Caminhoneiro de Umuarama morre em colisão na PR-323, entre Tapejara e Cruzeiro do Oeste

Um grave acidente registrado no início da tarde desta segunda-feira (25),na rodovia PR-323, nas proximidades...

Criança de 11 anos morre ao bater bicicleta em árvore

Uma tragédia foi registrada na manhã desta segunda-feira (19), em Mandaguaçu, cidade a 165 km...

Trabalhador encontra mão, e depois corpo enterrado em área rural

O corpo de um homem foi encontrado enterrado em uma cova, na manhã desta segunda-feira...

Notícias Relacionadas