quarta-feira, 6 julho 2022
UMUARAMA/PR

Palestras despertam atenção de para reciclagem e cuidados ambientais em Umuarama

Palestras despertam atenção de para reciclagem e cuidados ambientais em Umuarama

O secretário do Meio Ambiente, Rubens Sampaio, destacou a importância das ações educativas para estimular a adesão e a prática pelos alunos, familiares e a população em geral.

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente tem realizado ações educativas para conscientizar segmentos específicos da população sobre cuidados ambientais, destacando a importância social e econômica da reciclagem e a correta utilização do aterro sanitário municipal. Nos últimos dias foram realizadas aulas expositivas e visitas monitoradas ao aterro, com grupos de estudantes de diversas instituições de ensino.

As atividades mais recentes foram realizadas na Escola de Educação Especial Nice Braga, da Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Em duas palestras, nos períodos da manhã e da tarde, a chefe da Divisão de Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Fernanda Periard Mantovani, falou sobre reciclagem para grupos de 48 e de 45 alunos.

Em linguagem bem didática, ela explicou que a reciclagem é o processo de reaproveitamento de materiais descartados após o uso inicial, com o objetivo de devolvê-los à cadeia produtiva para que sejam reutilizados, reduzindo-se a produção de lixo e preservando recursos naturais.

“Os recicláveis geram renda para os catadores e reduzem a necessidade de novas matérias-primas na produção principalmente de embalagens. A separação e correta destinação ajudam ainda a ampliar a vida útil do aterro sanitário e preservar o ambiente. Tudo isso contribui para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, explicou.

Fernanda explicou quais materiais são recicláveis, como deve ser feita a separação e a disposição para a coleta seletiva. Falou ainda sobre os diferentes tipos de coleta realizados pelo município (de resíduos orgânicos, recicláveis, varrição) e apresentou projetos realizados pela Prefeitura em benefício do ambiente urbano, como o Bairro Limpo e o Lixo que Vale – que permite a troca de recicláveis por moeda verde, usada na compra de alimentos.

Já a chefe da Divisão de Atero Sanitário, Rafaela Moreira, conduziu turmas de estudantes das escolas estaduais Padre Manoel da Nóbrega e José Balan em visitas ao aterro sanitário municipal. Durante a apresentação da estrutura local aos alunos, Rafaela explicou o funcionamento de cada setor do aterro, as etapas, preocupações ambientais e os cuidados desde a construção das valas até a deposição e compactação dos resíduos, tratamento do chorume, o trabalho da cooperativa de catadores e a usina de britagem, que transforma entulho de construção em brita para cascalhamento de estradas rurais.

O secretário do Meio Ambiente, Rubens Sampaio, destacou a importância das ações educativas para estimular a adesão e a prática pelos alunos, familiares e a população em geral.

Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.

Mais lidas

Polícia Civil identifica dupla responsável por latrocínio tentado em Umuarama

A Polícia Civil, através dos Investigadores do GDE da 7ª SDP de Umuarama, conseguiu identificar...
Descaso em Alto Piquiri

População sofre com descaso em rodoviária e praça publica de Alto Piquiri

  Um dos cartões postais de Alto Piquiri vivi um momento critico, um total descaso por...

Trabalhadores na área de Saúde anunciam greve em Umuarama e região

Trabalhadores na área de saúde de Umuarama anunciaram uma paralisação a partir da próxima semana....
Prejuízo ao crime organizado

Contrabando na mira da Policia Federal

A Polícia Federal realiza neste momento terça-feira (05) uma operação contra grupo criminoso que atua...

Notícias Relacionadas