sexta-feira, 19 abril 2024
UMUARAMA/PR

Pimentel visita Senai e reforça parcerias para qualificação profissional

Pimentel visita Senai e reforça parcerias para qualificação profissional

“Precisamos qualificar nossos trabalhadores, pois o mercado está mais exigente. Muitas contratações são dificultadas por falta de escolaridade, de experiência e de qualificação técnica e a parceria visa preencher essa lacuna”, disse o prefeito Pimentel.

O prefeito Hermes Pimentel, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva, e o gerente da Agência do Trabalhador, Reginaldo Barros, visitaram as instalações do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) – onde também funciona a escola do Serviço Social da Indústria (Sesi) – na manhã desta terça-feira, 21.

Recebidos pelo gerente regional de Educação Profissional, Luiz Antônio Mendonça, e pela coordenadora de Educação, Sílvia Horwat, eles conheceram os laboratórios, equipamentos e instalações da instituição, que conta hoje com quase 500 alunos em cursos técnicos, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Além da visita de cortesia, o encontro serviu para reforçar a parceria entre a Prefeitura de Umuarama e o Sesi/Senai para a oferta de cursos de qualificação, aperfeiçoamento profissional e educação básica, visando preparar mão de obra para o mercado de trabalho de forma gratuita. “Precisamos qualificar nossos trabalhadores, pois o mercado está mais exigente. Muitas contratações são dificultadas por falta de escolaridade, de experiência e de qualificação técnica e a parceria visa preencher essa lacuna”, disse o prefeito Pimentel.

O gerente regional do Senai disse que a unidade de Umuarama é uma das mais novas e bem estruturadas do Estado, com laboratórios modernos e bem equipados. “Nossos cursos facilitam o acesso dos jovens ao emprego. Muitos já saem daqui como estagiários ou contratados por empresas que valorizam a qualificação”, disse Mendonça, informando que novas parcerias também estão sendo firmadas com a Secretaria de Estado da Educação.

O gerente da Agência do Trabalhador, Reginaldo Barros, lembrou que vários cursos estão assegurados com ‘Sistema S’ dentro do Programa Recomeça Paraná, lançado pela Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), em conjunto com os municípios. São 80 vagas para EJA e qualificação em assistente administrativo, mais 50 oportunidades para costureiro de máquina reta e overloque, 25 para estofador de móveis, 60 para informática básica em três turmas e mais 15 para introdução controlador lógico programável.

“Os primeiros cursos serão começam em julho (turmas de informática básica, EJA e assistente administrativo), enquanto os demais iniciam nos próximos meses. Vamos melhorar a qualificação desses trabalhadores e, com isso, aumentar as chances de sucesso ao buscarem colocação no mercado de trabalho. Só hoje temos mais de 280 vagas abertas na Agência do Trabalhador, ou seja, oportunidades não faltam”, apontou Reginaldo.

A coordenadora de Educação, Sílvia Horwat, lembrou que mais dois cursos técnicos terão vagas ofertadas gratuitamente ao município – edificações e automação industrial. Os alunos poderão trabalhar em indústrias com linha de produção automatizada, frigoríficos, usinas, metalmecânicas e similares. Já o técnico em edificações será qualificado para dirigir e ampliar obras de até dois pavimentos, atuar na regularização de construções junto a órgãos públicos e projetar ou executar reformas em quaisquer dimensões de edificações, entre outros atributos.

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Diagnosticado pela 2ª vez com tumor cerebral, trabalhador rural faz vakinha para arrecadar R$ 43 mil

Após dois anos de tranquilidade, o trabalhador rural Rogério da Silva, de 39 anos, foi...

Notícias Relacionadas