quinta-feira, 28 março 2024
UMUARAMA/PR

Partido UP define Leonardo Péricles como candidato à Presidência da República

Partido UP define Leonardo Péricles como candidato à Presidência da República

O partido de esquerda, criado em 2019, concorre pela primeira vez à eleição presidencial

O partido mais novo do Brasil, o Unidade Popular pelo Socialismo (UP), oficializou neste domingo (24), em Natal (RN), a candidatura do militante Leonardo Péricles (MG) para a disputa pela Presidência da República. A feminista Sâmara Martins foi escolhida como a candidata a vice. Na convenção nacional, foi divulgado o nome de 43 candidatos que disputarão governos estaduais e também cargos no legislativo estadual e nacional.

Essa será a primeira vez que o partido, criado em 2019, concorrerá em uma eleição presidencial. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o UP foi a legenda com o maior número proporcional de candidatos negros (70%) nas eleições municipais de 2020. Nestas eleições, o partido segue na mesma linha em defesa dos candidatos negros, e 65% são mulheres.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

Natural de Belo Horizonte (MG), Leonardo Péricles é o presidente nacional do partido e se aproximou da política em movimentos estudantis no início dos anos 2000. Ele integra o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). Em 2008, disputou uma vaga na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Obteve 654 votos e não se elegeu.

Após ser alvo de ataques racistas pelas redes sociais nos dias 13 e 14 de julho, Péricles defendeu que vai lutar contra o racismo e a desmilitarização da polícia. “Defendemos o duro combate ao racismo. Nós estamos em um país com mais da população negra que sofre com a violência do estado ou a ausência provocada desse. Então, é necessário desmilitarizar as polícias e nós entendemos que é necessário uma justiça de transição”, disse no início da convenção.

Entre os principais eixos do programa da UP, estão: a reforma agrária, a reforma urbana, a punição dos torturadores desde a ditadura até os dias atuais, a retomada das estatais privatizadas, a auditoria da dívida pública, a promoção da educação antirracista e a revogação das reformas previdenciária e trabalhista.

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Caminhoneiro de Umuarama morre em colisão na PR-323, entre Tapejara e Cruzeiro do Oeste

Um grave acidente registrado no início da tarde desta segunda-feira (25),na rodovia PR-323, nas proximidades...

Criança de 11 anos morre ao bater bicicleta em árvore

Uma tragédia foi registrada na manhã desta segunda-feira (19), em Mandaguaçu, cidade a 165 km...

Trabalhador encontra mão, e depois corpo enterrado em área rural

O corpo de um homem foi encontrado enterrado em uma cova, na manhã desta segunda-feira...

Notícias Relacionadas