sexta-feira, 19 agosto 2022
UMUARAMA/PR

Partido UP define Leonardo Péricles como candidato à Presidência da República

Partido UP define Leonardo Péricles como candidato à Presidência da República

O partido de esquerda, criado em 2019, concorre pela primeira vez à eleição presidencial

O partido mais novo do Brasil, o Unidade Popular pelo Socialismo (UP), oficializou neste domingo (24), em Natal (RN), a candidatura do militante Leonardo Péricles (MG) para a disputa pela Presidência da República. A feminista Sâmara Martins foi escolhida como a candidata a vice. Na convenção nacional, foi divulgado o nome de 43 candidatos que disputarão governos estaduais e também cargos no legislativo estadual e nacional.

Essa será a primeira vez que o partido, criado em 2019, concorrerá em uma eleição presidencial. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o UP foi a legenda com o maior número proporcional de candidatos negros (70%) nas eleições municipais de 2020. Nestas eleições, o partido segue na mesma linha em defesa dos candidatos negros, e 65% são mulheres.

Natural de Belo Horizonte (MG), Leonardo Péricles é o presidente nacional do partido e se aproximou da política em movimentos estudantis no início dos anos 2000. Ele integra o Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB). Em 2008, disputou uma vaga na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Obteve 654 votos e não se elegeu.

Após ser alvo de ataques racistas pelas redes sociais nos dias 13 e 14 de julho, Péricles defendeu que vai lutar contra o racismo e a desmilitarização da polícia. “Defendemos o duro combate ao racismo. Nós estamos em um país com mais da população negra que sofre com a violência do estado ou a ausência provocada desse. Então, é necessário desmilitarizar as polícias e nós entendemos que é necessário uma justiça de transição”, disse no início da convenção.

Entre os principais eixos do programa da UP, estão: a reforma agrária, a reforma urbana, a punição dos torturadores desde a ditadura até os dias atuais, a retomada das estatais privatizadas, a auditoria da dívida pública, a promoção da educação antirracista e a revogação das reformas previdenciária e trabalhista.

Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.

Mais lidas

APREENSÃO DE DROGAS

‘Batedor’ paraguaio é preso em Perobal, com 260 tabletes de maconha em fundo falso de camionete

Nesta sexta-feira (19), policiais das equipes Volante Alpha e PRv Iporã realizaram a abordagem da...
CONTRABANDO

Caminhão carregado de cigarros tomba na PR 323 e ‘batedor’ avisa do acidente

Um caminhão carregado de cigarros contrabandeados do Paraguai tombou na PR-323, em Umuarama, na manhã...
ESTRAGOS

Tempestade da madrugada causa danos na Rodoviária de Umuarama

Uma forte rajada de ventos durante a madrugada desta quinta-feira, 18, causou estragos no forro...
TRÁFICO DE DROGAS

Dupla desvia da abordagem policial e é presa por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas

Em patrulhamento de rotina em Tuneiras do Oeste, a equipe policial visualizou um veículo, ocupado...

Notícias Relacionadas