sexta-feira, 29 março 2024
UMUARAMA/PR

Brasil tem 813 casos de Varíola do Macaco e OMS considera preocupante

Brasil tem 813 casos de Varíola do Macaco e OMS considera preocupante

No Paraná, 19 pessoas estão infectadas pela doença

Já chega a 813 os casos confirmados da varíola dos macacos no Brasil, número que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica como preocupante, ainda mais considerando a subnotificação dos casos, dado à insuficiência de testes disponíveis.

A líder técnica da OMS, Rosamund Lewis chamou a atenção para o que pode ser uma emergência de saúde pública, de interesse internacional e alertou às autoridades para que se atentem às recomendações, tomem as medidas adequadas, destacando que algumas estratégias podem interromper o surto. “Neste momento, ainda acreditamos que este surto de varíola dos macacos pode ser interrompido com estratégias certas nos grupos certos, mas o tempo está passando e todos precisamos nos unir para que isso aconteça”, disse.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

O Ministério da Saúde informou, em nota, que os testes para diagnóstico estão disponíveis para toda a população que se enquadre na definição de casos suspeitos para varíola dos macacos. “Todas as medidas hoje anunciadas pela Organização Mundial da Saúde já são realizadas pelo Brasil desde o início de julho, de forma a realizar uma vigilância oportuna da doença”, afirma o Ministério.

Números da doença

De acordo com o Ministério da Saúde, o maior número de casos da doença está em São Paulo, com 595 confirmações. A sequência vem Rio de Janeiro, com 109 pessoas infectadas. Os próximos estados que têm registro da doença são: Minas Gerais (42), Distrito Federal (13), Paraná (19), Goiás (16), Bahia (3), Ceará (2), Rio Grande do Sul (3), Rio Grande do Norte (2), Espírito Santo (2), Pernambuco (3), Mato Grosso do Sul (1) e Santa Catarina (3).

Medidas tomadas

De acordo com o Ministério da Saúde, a doença é prioridade, e que foi instalada uma sala de situação para elaborar um plano de ação com o objetivo de estabelecer estados e municípios sobre a melhor forma de atender a população.

A pasta informou também que está em tratativas com a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) e OMS para aquisição de doses de vacinas para a população, a princípio, aproximadamente 50 mil doses iniciais, a depender da capacidade de produção da empresa e da capacidade de aquisição. A OPAS está em tratativas com o fabricante para que, o mais breve possível, essas vacinas estejam disponíveis.

Principais sintomas

A doença começa, quase sempre, com uma febre súbita, forte e intensa. O paciente também tem dor de cabeça, náusea, exaustão, cansaço e fundamentalmente o aparecimento de gânglios (inchaços popularmente conhecidos como “ínguas”), que podem acontecer tanto na região do pescoço, na região axilar, como na região perigenital. A manifestação na pele é chamada de papulovesicular uniforme, que são feridas ou lesões pelo corpo.

A orientação do Ministério da Saúde é de que, ao aparecer quaisquer sinais ou sintomas, a pessoa procure a unidade básica de saúde, que seja feito a diagnóstico e a condução clínica necessária.

O que é a varíola dos macacos

A varíola dos macacos é uma doença viral, causada por um vírus, que foi diagnosticada e identificada pela primeira vez no século passado, na década de 60, que não tem nada a ver com macacos. Na verdade, ela foi identificada primeira nos macacos e, por isso, ficou conhecida no mundo científico como “varíola dos macacos”. Essa doença tem caráter endêmico em alguns países da África Central e da África Ocidental. Ao longo da história da saúde pública mundial, nós tivemos alguns surtos de varíola dos macacos em alguns países, como, por exemplo, nos Estados Unidos, mas surtos curtos, com poucos casos. O que nós estamos vivendo agora é o primeiro grande surto em países não endêmicos, ou seja, países que não são da África Central e da África Ocidental, com circulação sustentada do vírus que causa a varíola dos macacos.

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Pedreiro invade casa, estupra e mata mãe e suas três filhas no MT

Uma chacina foi registrada na cidade de Sorriso (MT) neste final de semana. Cleci Calvi...

Grávida de 7 meses é atropelada na PR-323 em Umuarama; ela e o bebê morreram

Um trágico atropelamento tirou a vida de uma mulher de 31 anos que estava gestante...

Notícias Relacionadas