terça-feira, 16 abril 2024
UMUARAMA/PR

Governo decreta redução de IPI de 35% para itens fabricados no Brasil

Governo decreta redução de IPI de 35% para itens fabricados no Brasil

A medida também traz redução adicional do IPI, de 18% para 24,75%, para automóveis.

O Governo Federal publicou um decreto na última sexta-feira (29), que estabelece redução de 35% Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de itens fabricados no Brasil

O decreto também exclui da lista os principais produtos que são fabricados na Zona Franca de Manaus.ebcSegundo o governo, o decreto cumpre decisão judicial (ADI 7153) que determinou a preservação da competitividade dos produtos produzidos na Zona Franca.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

De acordo com o Ministério da Economia, o decreto dá segurança jurídica para a redução do IPI.

“Ao detalhar os produtos que terão suas alíquotas alteradas, a nova edição esclarece a correta aplicação do IPI sobre o faturamento dos produtos industrializados, garantindo segurança jurídica e o avanço das medidas de desoneração tributária. O texto também apresenta tratamento específico para preservar praticamente toda a produção efetiva da ZFM, levando em consideração os Processos Produtivos Básicos.

A medida também traz redução adicional do IPI, de 18% para 24,75%, para automóveis. “A elevação desse percentual equipara a redução do imposto para o setor automotivo à concedida aos demais produtos industrializados”, diz o Ministério da Economia.

O ministério explicou ainda que, com o decreto, serão beneficiados produtos nacionais e importados, além de provocar reflexo positivo no Produto Interno Bruto (PIB), com a redução do custo Brasil e maior segurança jurídica. “Espera-se ampliar a competitividade da indústria, com menos impostos e aumento da produção”.

O IPI é um imposto federal que incide sobre cerca de 4 mil itens nacionais e importados que passaram por algum processo de industrialização (beneficiamento, transformação, montagem, acondicionamento ou restauração). Com caráter extrafiscal (tributo regulatório), o IPI pode ser usado para fomentar um setor econômico por meio de isenção ou redução das alíquotas para que mais produtos produzidos pelo setor sejam vendidos.

Com informações da Agência Brasil

Mais lidas

Homem morre em acidente envolvendo ônibus de Umuarama na PR-364

Um ônibus de Umuarama se envolveu em um acidente fatal com um veículo Fiat Palio...

Jovem assassinado a tiros em Mariluz é identificado

O jovem de 27 anos assassinado a tiros na madrugada deste domingo (14), em Mariluz...

Frio? Previsão do tempo para esta semana aponta mínima de 18ºC em Umuarama

A semana começou com um clima mais fresco, sol com muitas nuvens e chuvas passageiras...

Adolescente de 15 anos morre afogada em lago de propriedade rural em Alto Piquiri

Uma tragédia foi registrada neste final de semana no município de Alto Piquiri. Uma adolescente...

Notícias Relacionadas