sexta-feira, 19 agosto 2022
UMUARAMA/PR

MP pede que WhatsApp adie o recurso ‘Comunidades’ no Brasil para depois das eleições

MP pede que WhatsApp adie o recurso ‘Comunidades’ no Brasil para depois das eleições

A alegação é de que a ferramenta pode ser usada para disseminar fakenews

Há meses o aplicativo WhatsApp vem divulgando uma nova ferramenta denominada “Comunidades” no App, para facilitar conversas coletivas e permitir que administradores enviem uma única mensagem para todos e possam controlar quais grupos podem ser incluídos em uma comunidade específica.

O recurso já está disponível em vários países, mas o Ministério Público pediu, na última sexta-feira (29), sob a alegação de conter a disseminação de fakenews, que a plataforma adie o lançamento no Brasil de seu novo recurso até janeiro. A orientação é de que durante e imediatamente após as eleições, se evite a propagação de notícias falsas.

Os procuradores federais disseram que o alcance ampliado da nova ferramenta ocorre “em um momento em que notícias falsas sobre o funcionamento das instituições e a integridade do sistema eleitoral brasileiro podem colocar em risco a estabilidade democrática do país”.

O MPF disse que as “Comunidades” poderia prejudicar as “medidas eficientes” tomadas pelo WhatsApp nos últimos anos para conter a disseminação de notícias falsas.

O serviço de mensagens de propriedade da Meta Platforms (a mesma do Facebook e Instagram) concordou em abril em adiar o lançamento da nova plataforma até depois de um eventual segundo turno, no final de outubro.

Mas o MPF disse em comunicado que isso não foi suficiente para mitigar os “graves riscos que um aumento da desinformação pode gerar nos últimos dois meses do ano”.

Um porta-voz do WhatsApp disse que a empresa continuará avaliando cuidadosamente o melhor momento para lançar a nova plataforma e responderá devidamente ao pedido das autoridades.

A função das Comunidades é agregar até 10 grupos em um mesmo espaço compartilhado no WhatsApp, o que, na prática, permitirá o envio de uma mesma mensagem para 2.560 pessoas ao mesmo tempo.

Com informações de Reuters e Olhar Digital

 

Comente

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo impróprio ou ilegal, denuncie.

Mais lidas

APREENSÃO DE DROGAS

‘Batedor’ paraguaio é preso em Perobal, com 260 tabletes de maconha em fundo falso de camionete

Nesta sexta-feira (19), policiais das equipes Volante Alpha e PRv Iporã realizaram a abordagem da...
CONTRABANDO

Caminhão carregado de cigarros tomba na PR 323 e ‘batedor’ avisa do acidente

Um caminhão carregado de cigarros contrabandeados do Paraguai tombou na PR-323, em Umuarama, na manhã...
ESTRAGOS

Tempestade da madrugada causa danos na Rodoviária de Umuarama

Uma forte rajada de ventos durante a madrugada desta quinta-feira, 18, causou estragos no forro...
TRÁFICO DE DROGAS

Dupla desvia da abordagem policial e é presa por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas

Em patrulhamento de rotina em Tuneiras do Oeste, a equipe policial visualizou um veículo, ocupado...

Notícias Relacionadas