quinta-feira, 18 abril 2024
UMUARAMA/PR

Beneficiários do Auxílio Brasil devem ter cuidado com consignado

Beneficiários do Auxílio Brasil devem ter cuidado com consignado

O benefício tem caráter provisório e a taxa de juro é alta

PorPMU

O governo federal autorizou a oferta de empréstimos consignados para beneficiários do Programa Auxílio Brasil. Porém, muitas famílias não têm considerado o caráter provisório do benefício e a alta taxa de juros também tem assustado. Essa falta de informações levou a Secretaria Municipal de Assistência Social a prestar alguns esclarecimentos, a fim de evitar envidamentos que podem complicar ainda mais a vida de famílias que já sobrevivem com poucos recursos.

A coordenadora do Cadastro Único e Programa Auxílio Brasil no município, Tania Marques, orienta as famílias que tem a pretensão de realizar esse tipo de empréstimo consignado a terem cautela. “Elas precisam saber que assumirão uma dívida e que o beneficio terá o valor diminuído até que seja quitado. E mais: se por algum motivo o beneficio for bloqueado ou cancelado antes do término desta dívida, ainda assim a família precisará manter as prestações em dia”, alertou.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

A Lei 14.431/2022, publicada em agosto deste ano, possibilita o empréstimo e o Ministério da Cidadania tem veiculado uma mensagem orientadora às famílias atendidas pelo Programa através do extrato de pagamento deste mês. “É importante ressaltar que o Auxilio Brasil não é um beneficio permanente, ou seja, o beneficiário não tem como saber por quanto tempo ele receberá”, lembra Tania Marques.

Por se tratar de um programa de transferência direta de renda, com condicionalidades bem definidas, a família pode ter seu beneficio bloqueado a partir do momento em que não cumprir com os requisitos obrigatórios – entre os quais a presença na escola de crianças e adolescentes em idade escolar; estar em dia com as vacinas, acompanhamento médico para gestantes e pesagem na saúde; e manter o cadastro único atualizado de 2 em 2 anos.

Além disso, mensalmente o governo federal fiscaliza as informações declaradas no Cadastro Único, confrontando os dados mencionados com outras fontes de informação. “Se houver algum tipo de divergência o beneficio poderá ser bloqueado ou até cancelado, mas a dívida continuará ativa e precisará ser paga”, acrescentou.

Outro cuidado importante é que o Ministério da Cidadania já informou que não haverá limite de juros ou prazo preestabelecidos para esse novo tipo de crédito, portanto as instituições financeiras é que vão definir o percentual a ser cobrado – uma taxa de 6% ao mês, por exemplo, pode significar quase 100% em um ano, praticamente dobrando o valor caso o tomador opte pelo pagamento em 12 parcelas. “É preciso pensar muito bem antes de buscar esse crédito”, completou Tania Marques.

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Mulher leva cadáver em cadeira de rodas para sacar empréstimo de R$ 17 mil em uma agência bancária

Uma mulher, identificada como Érika de Souza Vieira, foi detida na tarde desta terça-feira (16)...

Rapaz sobrevive a atropelamento e tiros no PR; veja vídeo

Nessa segunda-feira (15), um atentado chocou os moradores de Foz do Iguaçu, do bairro Três...

Criança de 11 anos morre ao bater bicicleta em árvore

Uma tragédia foi registrada na manhã desta segunda-feira (19), em Mandaguaçu, cidade a 165 km...

Notícias Relacionadas