quinta-feira, 28 março 2024
UMUARAMA/PR

Ficha Limpa – Procuradoria cobra certidão criminal de Lula para registrar candidatura

Ficha Limpa – Procuradoria cobra certidão criminal de Lula para registrar candidatura

Condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, Lula atacou Lei da Ficha Limpa, um dos mais importantes instrumentos de combate à ladroagem

A Procuradoria-Geral da Eleitoral (PGE) cobrou, nessa quarta-feira (17), a entrega das certidões criminais de primeira e segunda instância dos 12 processos relacionados ao candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os documentos são necessários para que o petista não seja enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

O órgão pediu o envio das certidões criminais da Justiça Estadual de São Paulo, domicílio eleitoral do petista, e a complementação de mais uma determinada ação. Segundo o documento, a certidão criminal da 1ª instância da Justiça Federal apontou para a existência de 12 processos abertos contra o petista.

Participe do grupo de WhatsApp e receba todas as notícias em primeira mão. Clique aqui

“O candidato limitou-se a juntar certidões criminais alusivas a execuções criminais, faltando as certidões criminais de 1ª e 2ª instâncias da Justiça Estadual, expedidas para fins eleitorais”, escreveu o procurador.

Sem esses documentos, qualquer político pode ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

Até o ano passado, Lula estava inelegível, por ter sido condenado e preso pela Operação Lava-Jato, mas ele recuperou seus direitos políticos após as decisões serem anuladas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Bobagem, diz Lula

Condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, crimes que o levaram a cumprir pena de prisão, o ex-presidente Lula atacou ontem a Lei da Ficha Limpa, de origem popular, um dos mais importantes instrumentos de combate à ladroagem.

“Foi uma bobagem fazer a Ficha Limpa do jeito que foi feita”, disse ele sem qualquer constrangimento, durante entrevista a uma rádio mineira. “Você, muitas vezes, pune uma pessoa e três meses depois ela readquire o direito de ser candidato outra vez”, o que não é verdade. “Eu acho que é preciso a gente dar uma rediscutida na Lei da Ficha Limpa”, ameaçou.

Na mesma entrevista à rádio Super de Minas Gerais, ele  também atacou as pessoas que usam as cores verde e amarelo, da bandeira do Brasil, que ele chamou de “babaquice sem precedentes”.

Com informações : Direita Online e Diário do Poder

Mais lidas

Calor extremo tem data para acabar no Paraná; Umuarama deve ter mínima de 18ºC

A semana começou com previsão de chuva em várias regiões do país, bem como em...

Caminhoneiro de Umuarama morre em colisão na PR-323, entre Tapejara e Cruzeiro do Oeste

Um grave acidente registrado no início da tarde desta segunda-feira (25),na rodovia PR-323, nas proximidades...

Criança de 11 anos morre ao bater bicicleta em árvore

Uma tragédia foi registrada na manhã desta segunda-feira (19), em Mandaguaçu, cidade a 165 km...

Notícias Relacionadas